Pianista Gisele Pires Mota apresenta recital na Escola de Música da UFRN

Nesta terça-feira, às 20h, a renomada pianista Gisele Pires Mota, professora da UnB e doutora pela Florida State University, apresenta recital no Auditório Onofre Lopes, reunindo obras polonesas e brasileiras. O recital, intitulado “Hommage”, marca o centenário de nascimento do compositor Cláudio Santoro e os 70 anos da morte de Heitor Villa-Lobos, além dos 170 anos da morte de Frédéric Chopin e os 60 anos da morte de Grazina Bacewicz, autora de belíssimas obras pouco conhecidas fora da Polônia.

Biografia

Doutora em Piano Performance- Acompanhamento e Música de Câmara pela Florida State University (EUA), Gisele Pires Mota possui mestrado em Performance Musical pela Universidade Federal de Goiás sob orientação de Lúcia Barrenechea e especialização em Performance Pianística pela Universidade de Brasília como aluna de Elza Kasuko Gushikem. Foi professora de piano, música de câmara e correpetidora da Escola de Música de Brasilia por 15 anos e, em 2016, conquistou o 1o lugar no Concurso para Professora Efetiva de Piano e Estruturação Musical na Universidade de Brasília, posicão que ocupa atualmente.

Participou de cursos e masterclasses com Margot Garret, Warren Jones, Simone Dinnerstein, Moura Castro, Sergei Dukachev entre outros. Apresentou-se com instrumentistas e cantores da Itália, Romênia, Costa Rica, Rússia, Coréia, Japão, Estados Unidos bem como músicos de renome nacional. Tendo como umas de suas principais característica a versatilidade, além da atuação como pianista solista e camerista, Gisele Pires Mota correpetiu diversas óperas e peças teatrais. Em 2014, lançou o CD "Luz e Névoa - Canções de Câmara de Alberto Nepomuceno" com o tenor André Vidal sendo este o primeiro registro somente com canções em português do compositor. Faz parte do Grupo de Pesquisas do CNPQ "APHECAB" investigando no acervo de Hermelindo Castello Branco o repertório cancional produzido por compositoras brasileiras.

Como pesquisadora, tem desenvolvido estudos e publicado artigos sobre a interrelação entre poesia e música, entre análise e performance musical e sobre o mercado de trabalho do pianista. Suas pesquisas relacionadas ao piano na música brasileira de concerto abarcam também música de câmara e canção de câmara. É coordenadora do Laboratório de Pesquisas Pianísticas (LPP) no Departamento de Música-UNB pesquisando repertório brasileiro para piano solo, principalmente de compositoras. Em agosto de 2019, inicia sua pesquisa de pós-doutoramento em composições do século XXI para piano solo no CESEM, Lisboa.

Área de anexos