VI Festival Internacional de Violão de Natal

A exemplo das edições anteriores, o VI FESTIVAL INTERNACIONAL DE VIOLÃO DE NATAL trará para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Escola de Música – e para a cidade de Natal, violonistas, concertistas e pesquisadores do mais alto nível. Isto proporcionará a nossos alunos e público em geral, um conjunto cultural como acontece nos principais centros do Brasil e do mundo, com concertos, master classes e palestras com temas relacionados à música e ao violão.

No concerto de abertura do Festival teremos a estreia mundial do Concerto Canudos (para violão e orquestra) do compositor carioca Euler Gouvêa. O concerto será com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRN que estará sob a batuta do maestro espanhol David Eres Brun. O solista será o violonista catarinense Bartolomeu Wiese, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Teremos ainda recitais com o violonista chileno Renato Serrano; um recital do violonista e compositor Alexandre Atmarama que interpretará composições próprias, além de um recital palestra com Alexandre Siqueira que interpretará músicas do compositor norteriograndense de Areia Branca, Amaro Siqueira. A Orquestra de violões da Paraíba, a Camerata de violões do IFCE e a Camerata de violões da UFRN darão um toque especial ao evento, mostrando a versatilidade do violão como instrumento de câmera.

Dentro da programação do VI FIVN acontecerá o II Concurso de violão AMARO SIQUEIRA com a participação de violonistas de diversas regiões do Brasil.