Recital celebra oito anos de Intercâmbio entre EMUFRN e Universidade Alemã

A Escola de Música da UFRN (EMUFRN) e a Coordenação de Relações Internacionais da EMUFRN apresentam o recital de piano “A Quatro Mãos”, com os professores Fany Solter e Roberto Domingos da MusikHochSchule de Karlsruhe, da Alemanha. O espetáculo é em comemoração aos oito anos de intercâmbio entre a EMUFRN e a Universidade germânica. O evento acontece nesta quarta-feira (20), a partir das 20h, no auditório Onofre Lopes da EMUFRN.  No repertório do programa, os músicos Solter e Domingos apresentarão obras de Lizst, Schubert e Debussy. A entrada é gratuita.

A Profa. Fany Solter foi reitora da Universidade de Música de Karlsruhe devido ao seu brilhantismo como professora, intérprete e administradora. No ano de 2010 veio a UFRN pela primeira vez com os profs. Martin Ostertag (violoncelo) e Katrin Melcher (violino). Essa visita gerou o programa de intercâmbio entre as duas Universidades, marcando o início do processo de internacionalização da EMUFRN, que foi posteriormente contemplado com o Programa UNIBRAL (CAPES/DAAD).

Durante a parceria, inúmeros alunos e professores da EMUFRN foram contemplados com o programa, cinco alunos vieram da Alemanha para o Brasil entre os anos de 2013-2015, marcando o início da mobilidade de alunos da Europa para a Escola de Música da UFRN. Em 2013 a Orquestra da MusikHochschule de Karlsruhe veio a Natal com apoio do DAAD, do Sesc-RN, FECOMERCIO e da UFRN e realizou um concerto memorável no Teatro Riachuelo em conjunto com a Orquestra da UFRN sob a direção dos Maestros André Muniz e Nahum Ehlich unindo o repertório alemão ao brasileiro.

Em 2015, a Orquestra Sinfônica da UFRN realizou uma viagem para Karlsruhe com grande apoio do então pró-reitor da HFM Karlsruhe Prof. Michael Uhde, que obteve muito sucesso de critica e pública incluindo a apresentação de obra composta especialmente pelo Prof. Danilo Guanais. Nos oito anos de intercâmbio diversos professores de Karlsruhe, verdadeiras referências como pedagogos e artistas estiveram na UFRN, dentre eles Will Sanders (trompa), Thomas Indermuehle (Oboé), Markus Stange (piano), Martin Ostertag (violoncelo), Michael Uhde (piano), Nahum Ehrlich (violino) e Fany Solter (piano).