Pianista Internacional visita a EMUFRN

A pianista Ana María Otamendi, original da Venezuela e professora da Louisiana State University (EUA), realiza visita à Escola de Música da UFRN nesta semana com diversas atividades programadas. Acompanhe:

Masterclass para alunos de canto - Terça-feira, 16/10, 14h às 17h, Sala 3;
Palestra "Estratégias de Aprendizagem em Música" - Quarta-feira, 17/10, 8h30 às 9h30, Mini-Auditório Oriano de Almeida
Masterclass para alunos de piano - Quarta-feira, 17/10, 9h30 às 12h30, Sala 4
Recital com Elke Riedel (Soprano) - Quinta-feira, 18/10, 20h, Auditório Onofre Lopes

O recital com a Profa. Elke Riedel apresentará canções de diversos países da América do Sul. Como sempre, a entrada é franca.

BIOGRAFIA

Desde a sua estreia orquestral aos doze anos, Ana María Otamendi já se apresentou como solista e pianista colaboradora em inúmeros locais importantes e com orquestras de renome na Áustria, Panamá, Brasil, Estados Unidos, Espanha, Itália, Venezuela e entre outros países. Próximos concertos incluem turnês com o Trio Reveron (um conjunto venezuelano dedicado ao repertório latina-americano para trio com piano), com a clarinetista Cecilia Kang (estreando obras de compositores americanos e se preparando para a gravação de seu primeiro CD), e com a pianista Elena Lacheva, com quem realizará concertos na China, assim como masterclasses nos EUA e no exterior. Ana María Otamendi tocou com artistas de renome como Martin Katz, Rita Sloan, Kathleen Kelly, Marie-France Lefebvre, Howard Watkins e vários outros. Ganhou primeiro lugar em todas os maiores concursos de piano venezuelanos, bem como o Concurso de Concerto da Universidade da Carolina do Sul e o Concurso do Festival de Ouro Branco (Brasil). Ela também é uma convidada regular, como intérprete e professora, da University of Michigan, na  University of Minnesota e da University of South Carolina. Ana María possui um grau de Mestre em piano pela University of Wisconsin, um certificado de Artista da University of South Carolina, e um Doutorado em Piano Colaborativo da University of Michigan, onde ela estudou com o renomado pianista Martin Katz. Foi assistente principal da Orquestra Sinfônica Venezuelana (2007-08) e também professora assistente na Universidade de Estudos Musicais de Caracas. Depois de terminar o seu mandato de dois anos como "Studio Artist" no prestigioso Houston Grand Opera Studio, bem como o Programa Opera Merola do San Francisco Opera, ela também tornou-se "Head Vocal Coach" da Moores Opera Center da Universidade de Houston. Atualmente, ela é a nova Professora Assistente de Piano Colaborativo da Louisiana State University, além de Diretora Artística do "Piano Collaborative Institute", um intenso curso de verão de três semanas dedicado a pianistas colaboradores.

Venham prestigiar essa ilustre visita.