Orquestra Sinfônica da UFRN inicia temporada 2016 próximo dia 23

A Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) faz concerto de abertura da “Temporada Oficial 2016” com a execução três obras nunca antes realizadas em palcos do RN. A noite de estreias é no próximo dia 23, às 20h, na Escola de Música da universidade federal.

A sinfônica mantém o projeto de execução de obras diferenciadas e de alto nível de performance. O público vai apreciar “Poema Sinfônico N. 03” de Franz Liszt, “El Salon Mexico” de Aeron Copland e o armorial sinfônico de Danilo Guanais com a obra “Concerto para Fagote e Orquestra", que terá nesta apresentação sua estreia mundial.

O comando da noite será divido pelos maestros André Muniz e Erickinson Bezerra. Na obra de Danilo Guanais, o solista convidado é o professor da Escola de Música da UFRN e fagotista Alexandre Santos.

De acordo com o maestro e coordenador da OSUFRN, André Muniz, a abertura também apresenta a nova formação da orquestra. André explica que todos os anos, antes do início de cada temporada, a Sinfônica realiza audição. Com esta prática, os instrumentistas do ano anterior podem ou não continuar na temporada seguinte. A audição, além de possibilitar a entrada de novos integrantes, também é um exercício de preparação para o mercado profissional. A seleção é uma prática de grandes orquestras e ajuda a  manter o mais alto nível de qualidade do som.

Outra iniciativa que vem sendo realizada nos últimos anos é a “Palestra Pré-concerto”. Uma hora antes do início da apresentação, o público tem a oportunidade de conhecer mais as obras em linguagem simples. André Muniz afirma que sempre é sucesso de público e a iniciativa ajuda na educação musical. A palestra é na sala 24 da Escola.

Sobre o solista

Alexandre Santos é bacharel em música e tem especialização em música de câmara dos séculos XX e XXI pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Suas atuações musicais relevantes como solista de orquestra são: Municipal de Goiânia, Filarmônica de Goiás, Orquestra sinfônica da EMUFRN e orquestra sinfônica do Rio Grande do Norte. Foi finalista, em 2001, do Concurso Norte-Nordeste de Música de Câmara com o “Duo para Clarineta e Fagote” de César Guerra Peixe. Em 2013, foi vencedor do prêmio Funarte de concertos didáticos. Atualmente é professor de fagote da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Orquestra Sinfônica da UFRN

A OSUFRN tem desenvolvido nos últimos cinco anos intensa atividade artística no Rio Grande do Norte, bem como em outros estados: Paraíba, Ceará, Pernambuco, Alagoas e São Paulo. Na temporada 2013, obteve destaque como a formação sinfônica que mais concertos realizou na região Nordeste. Neste mesmo ano, por meio da parceria entre a CAPES e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), no Programa de Projetos Integrados Brasil-Alemanha (Unibral), recebeu a visita da Orquestra da MusikHochSchule de Karlsruhe.

A parceria promoveu um intenso intercâmbio técnico e artístico com a realização de “masterclasses” e concertos, sendo nas cidades de Natal e João Pessoa e tendo a regência compartilhada entre o professor André Muniz e o professor Erlich Nachum.

Estes eventos fizeram com que a OSUFRN recebesse o convite para visitar a Alemanha e novamente estreitar os laços entre as duas instituições ano passado com a primeira turnê de uma sinfônica universitária brasileira em solo europeu. A OSUFRN passou dez dias em junho de 2015 entre apresentações e cursos.

Serviço:

Evento: I Concerto Oficial da OSUFRN - Temporada 2016

Data: 23 de abril

Local: Escola de Música da UFRN

Regência: André Muniz e Erickinson Bezerra

Solista: Alexandre Santos

Repertório:

1. Liszt

Danilo Guanais

1. Copland

Palestra Pré-Concerto: 19h - Sala 24

Retirada de ingressos uma hora antes do evento

Para mais informações da imprensa:

Raquel Souza (assessoria de comunicação da OSUFRN) – 99898-9876.