Orquestra Potiguar de Clarinetes repercute na imprensa internacional

A revista The Clarinet, a principal revista sobre clarinete do mundo, publicou recentemente um artigo sobre a Orquestra Potiguar de Clarinetes, após sua participação no ClarinetFest 2017, em Orlando, nos Estados Unidos.

Dentre as centenas de grupos de todo o mundo inscritos, a Orquestra Potiguar de Clarinetes foi uma das poucas selecionadas para participar do evento. Foi a primeira vez que um ensemble de clarinetistas brasileiro participou do evento e foi também a maior delegação de brasileiros da história do evento. A proposta do grupo foi de apresentar músicas genuinamente brasileiras e com enfoque na música nordestina. Todavia, para que isso se concretizasse, a OPC precisou de colaboração financeira para custear a viagem.

O veículo intitulou o artigo de “A Orquestra Potiguar de Clarinetas: compartilhando a música do Brasil e do nordeste”.

“Desde a viagem ao ClarinetFest 2017, A orquestra aumentou o seu prestígio dentro de seu estado natal, e ganhou muitos mais pedidos para tocar  em diferentes lugares em Brasil. Seu público local é intensamente orgulhoso da viagem do OPC aos EUA para compartilhe a música do Nordeste do Brasil”, relata Margareth Thornhill, escritora do artigo.

A Orquestra Potiguar de Clarinetes

A Orquestra Potiguar de Clarinetas é uma das mais novas formações de música instrumental da cidade do Natal e ligada diretamente a Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – EMUFRN. Criado em 2008, esse projeto tem como objetivo principal promover, pesquisar e executar um repertório composto, arranjado e adaptado para grupo de Clarinetas e instrumentos de Percussão. Outro objetivo desse projeto é o de fabricar oportunidades, dentro de um espaço de caráter, também laboratorial, onde o jovem músico, estudante clarinetista e/ou percussionista, possa treinar e vivenciar a prática da música de câmara como ferramenta essencial para uma completa formação profissional. Além de uma agenda própria de concertos e recitais durante todo o ano, tanto na cidade do Natal e região, desde março de 2009, o Grupo Clarinetas/Percussão também integra o projeto “Música para Todos” (projeto de Formação de Platéias em Música na cidade do Natal). Em 2009, o Grupo teve presença marcante na 8o edição do Encontro Brasileiro de Clarinetistas, sediado na cidade do Recife no Conservatório Pernambucano de Música, na 15o edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura – CIENTEC promovida pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na 21a edição da Semana da Música, evento artístico promovido anualmente pela Escola de Música da UFRN. O grupo é formado por alunos de clarineta e percussão do curso técnico e de graduação da EMUFRN. Os coordenadores são o Prof. Ms. João Paulo de Araújo e Prof. Dr. Amandy Bandeira.

Mais informações sobre o grupo podem ser obtidas em sua Fanpage oficial ou por meio do seu Canal no Youtube.