•

Grupo de Violoncelos da UFRN participa de festival de música instrumental no Ceará

O "UFRN CELLOS", Grupo Permanente de Arte e Cultura da UFRN acaba de realizar duas apresentações na cidade de Fortaleza. A primeira aconteceu na ocasião da abertura do I Festival de Música Instrumental da UFC na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e a segunda no Centro de Convivência da Universidade, momento em que o grupo de violoncelos da UFRN se uniu aos alunos da Universidade Federal do Ceará para a apresentação. Os violoncelos da UFC são fruto do trabalho da Profa. Dora Utermohl egressa do PPGMUS da UFRN. Os concertos foram parte da turnê realizada pelo Plano Nacional de Cultura - Mais Cultura nas Universidades, com apoio do NAC, EMUFRN e UFC.

Fundado em 2008, o conjunto “UFRN Cellos” reúne alunos dos cursos Técnico, Bacharelado e Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A formação nos últimos anos contou com alunos de vários estados do Brasil e de países como Alemanha, Argentina, Dinamarca e Equador. O grupo já se apresentou em importantes festivais do Brasil como o "Rio Cello Encounter", Mostra Internacional de Música de Olinda, Festival Virtuose e Festival Música nas Montanhas em Minas Gerais. Alguns dos artistas convidados que trabalharam como solistas e regentes do Ensemble são: Ole Akahoshi (Yale University), Matias de Oliveira Pinto (Universitaet der Kuenste- Berlim), Romain Garioud, Kim Bak Dinitzen (Chamber Orchestra of Europe) e Jaques Morelenbaum. Desde 2009, o grupo é permanente do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.

Para a turnê patrocinada pelo Plano Nacional de Cultura, o grupo preparou o "Divertimento”, obra original para ensemble de violoncelos do compositor potiguar Mario Tavares; arranjos de Astor Piazzolla realizados pelo violoncelista José Bragato, que residiu em Natal nos anos 80; duas versões do violoncelista Piero Bastianelli dos compositores Ernst Widmer e Lindembergue Cardoso, além de "Ave Maria" de Bruckner transcrita pelo professor Fabio Presgrave e "Feira de Mangaio” de Sivuca transcrita por Ocelo Mendonça.

Direção Artística - Prof. Fabio Presgrave

Coordenação Adjunta- Prof. Fred Nable

Membros: Diego Paixão (RN), Bruno Lima (AL), Lucas Santos (ES), Rodolpho Borges (PB), Gabriel Vasco (SP), Haziel Cândido (MG), Ivson Martins (PE), Daiane Andrade (MG), Felipe Mascoli (MS), Jacton Santos (RN), Leticia Ferreira (RN), Wescley Sousa (CE) e Davidson Asevedo (MG)