Grupo de Eufônios e Tubas GuêTu apresenta concerto DeBaixo do Cajueiro

Sexta-feira, dia 24 de maio, o Grupo de Eufônios e Tubas da EMUFRN apresenta o concerto DeBaixo do Cajueiro. A entrada é livre!

O Grupo de Eufônios e Tubas da UFRN (GuêTu) é um projeto de extensão da Escola de Música da UFRN, destinado aos alunos da graduação, pós-graduação, curso técnico em música e comunidade. O grupo fomenta a ampliação do repertório regional e nacional para esta formação instrumental, dividida entre eufônios e tubas de diversos tamanhos, e promove a tradicional cultura destes instrumentos na música brasileira e universal ao público regional, nacional e internacional. Coordenado pelo professor Fernando Deddos, teve sua estreia em Junho de 2016 no auditório da EMUFRN. No mesmo ano, além das apresentações integradas à classe de eufônio e tuba, o grupo participou da CIENTEC-UFRN e do II Encontro de Tubas e Eufônios Valmir Vieira da UFPB em João Pessoa.

O GuêTu auxiliou na organização do I e II Encontro de Eufônios e Tubas da UFRN, e foi anfitrião da I Conferência Nacional da ETB - Associação de Eufônios e Tubas do Brasil (2017), trazendo reconhecimento nacional à classe de tubas e eufônios da UFRN. Também em 2017, o grupo apresentou-se na série "Sextas Instrumentais" no teatro municipal de Santa Cruz (RN), na abertura do I Encontro Regional de Grupos de Estudos e Pesquisas no Campo Histórico-cultural (UFRN), promoveu o concerto de aniversário da cidade de Santana do Matos e esteve no consagrado projeto Som da Mata, que acontece aos domingos no Parque das Dunas em Natal. Em 2018, o GuêTu foi convidado da I Conferência Sul-Americana da Associação Internacional de Tubas e Eufônios (ITEA) e representou a UFRN no renomado Conservatório de Tatuí (SP), e em 2019, recebeu seu mais importante convite: representar a UFRN na Conferência Mundial de Tubas e Eufônios (ITEC), organizada pela ITEA, a realizar-se na cidade de Iowa City em maio de 2019, o que foi possível devido à falta de recursos.