Escola de Música da UFRN sedia 49º Simpósio Internacional de Trompistas

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) promove entre os dias 26 e 30 de junho o 49º Simpósio Internacional de Trompistas - IHS. O evento, cuja temática irá abordar “Trompa e Dança”, visando celebrar a diversidade cultural e musical brasileira, bem como os seus ritmos dançantes, ocorre na EMUFRN, Teatro Riachuelo e Hotel Praiamar Natal. A programação completa pode ser conferida por meio do site ihs2017natalpor.wordpress.com.

Nesta edição, o evento acontecerá pela primeira vez na América Latina, já tendo percorrido todos os outros continentes. Essa conquista para Natal só foi possível graças ao trabalho que vem sendo realizado desde 2013 pela Associação de Trompistas do Brasil e ao apoio regular da UFRN, que financiou eventos na área e a participação de docentes da instituição em outras edições do Simpósio no exterior, permitindo a promoção da candidatura de Natal como sede do 49º IHS.

O evento tem entre seus convidados e participantes trompistas de 15 países e 16 estados brasileiros representando 34 instituições internacionais e 21 instituições nacionais. São mais de 40 performers e palestrantes financiados por suas instituições.

O simpósio apresenta ainda ao público potiguar concertos dos renomados músicos/grupos: Abel Pereira (National Symphony Orquestra, Washington-EUA), Adalto Soares (UNIRIO), Bayres Horns (Argentina), Frank Lloyd (Folkwang University, Alemanha), Gregory Helseth (University of Arizona, EUA), Jeff Nelsen (Indiana University), Kristina Mascher-Turner (Orquestra Filarmônica de Luxemburgo), Philip Doyle (UFRJ), Luiz Garcia (OSESP), Marie-Luise Neunecker (Hanns Eisler Academy of Music, Alemanha), Nobuaki Fukukawa (Orquestra NHK Symphony, Japão) e Waleska Beltrami (UFF); Além de vários grupos da Escola de Música da UFRN, a exemplo da Orquestra Sinfônica da UFRN, Big Band Jerimum Jazz, Banda Sinfônica da UFRN e Sexteto Potiguar. O encontro conta também com a participação da Orquestra Sinfônica do Estado do Rio Grande do Norte.

Além das várias apresentações artísticas, caracterizadas como atividades de extensão, o evento conta ainda com masterclasses, minicursos, palestras e mesas-redondas.

O evento conta com a realização da EMUFRN, Internacional Horn Society e Associação de Trompistas do Brasil (ATB), com apoio da UFRN, Pró-Reitoria de Extensão da UFRN (Proex) e da Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRN (SRI).