Escola de Música apresenta a Semana do Canto Lírico 2018

SEMANA DO CANTO LÍRICO 2018

A Escola de Música da Universidade Federal (EMUFRN) promove, de 29 de julho a 3 de agosto, a Semana de Canto Lírico 2018. O evento conta com recitais, oficinas e masterclasses. Um dos convidados da semana é o barítono Miguelângelo Cavalcanti, tido como um dos principais cantores brasileiros de ópera, radicado na Europa há três décadas e solista da Ópera Nacional de Praga, na República Checa. Outro convidado é o barítono Fellipe Oliveira, uma jovem promessa do canto lírico nacional e mestre pelo Royal Conservatory of Scotland (Escócia).

Os convidados ministram masterclasses em todos os dias do evento, abertos ao público em geral, e também apresentam recitais gratuitos, em conjunto com o pianista Durval Cesetti: Fellipe Oliveira apresenta-se na segunda-feira e Miguelangelo Cavalcanti na quinta-feira, ambos às 19h30, no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música da UFRN. Outras informações por meio do telefone (84) 3342-2229/ramal 102.

BIOGRAFIAS

O barítono Miguelangelo Cavalcanti, natural de Recife, é um dos mais importantes cantores de ópera do mundo, tendo se radicado na Europa há duas décadas. Estudou canto em algumas das mais renomadas instituições, na Hochschule für Musik Karlsruhe, na Bach Academy (Stuttgart), no Royal Academy of Music (Londres) e no Conservatório de Paris. Estudou com renomados pedagodos como A. C. Medina, E. Sague e G. Hornik. Ganhou inumeros prêmios em concursos de canto no Rio Grande do Sul, Viotti Valsesia (Itália) e no Concurso Alfredo Kraus (Espanha). Seu primeiro papel principal foi no Teatro Nacional de São Carlos em Lisboa, cantando a ópera "Rinaldo" de Handel com a soprano Teresa Berganza. No mesmo teatro, ele apareceu em Il barbiere di SivigliaGuillaume Tell (Rossini), Carmen (Bizet)La bohmeTurandot (Puccini), Il trovatore (Verdi), entre outros. Ele foi artista residente no Théâtre Royal de la Monnaie (Bruxelas), nas casas de ópera de Leipzig, Praga, Hamburgo, Colonia e Basel. Ele colaborou com os diretores Peter Konwitschny, Piere Luigi Pizzi, Paolo Trevisi, Martin Kusej e Christoph Loy. Entre 1995 e 2001, Miguelandelo Cavalcanti foi solista da Opera de Graz, na qual ele cantou papeis principais em diversas óperas (Die Zauberflote, Cosi fan tutte, Don Giovanni, Le nozze di Figaro, Tannhauser, Das Rheingold, Falstaff, I Pagliacci Lucia di Lammermoor). Ele estreou no Teatro Filarmonico de Verona no papel de Jochanaan na opera "Salome" em 2000. Entre 2004 e 2011, foi solista principal da Opera de Praga, na qual cantou os papeis de Schaunard (La boheme de Leoncavallo), Escamillo (Carmen), Enrico (Lucia de Lammermoor), Amonasro (Aida), Giorgio Germont (La traviata), Monforte (I vespri siciliani) ou Luna (Il trovatore). Desde janeiro de 2012, ele tem sido solista da Opera Nacional Checa (Czech National Opera). Alem do repertório de ópera, Miguelangelo Cavalcanti tem dedicado bastante atencao ao repertório de lieder e canções (Schubert, Brahms, Ravel), cantatas, oratórios e missas (Bach, Händel, Haydn).

Radicado na Europa desde 2006, Mestre em Ópera (Opera School) e Mestre em Performance Vocal no Royal Conservatoire of Scotland, em Glasgow – Escócia, com a bolsa de estudos Internacionaldo Associated Board of Royal Schools of Music 2007/2009, o barítono Fellipe Oliveira foi um dos ganhadores da Dewar Arts Awards em 2007 e 2008, prêmio em forma de bolsa de estudos concedido pelo Parlamento Escocês e foi acadêmico da Samling Foundation (Inglaterra). Aprimorou-se por 4 anos com Mirella Freni, em Modena, na Itália. Já colaborou com a Royal Scottish National OrchestraEnglish Chamber OrchestraOrchestra Regionale della Emilia Romagna, FVG Mitteleuropa Orchestra, Amazonas Filarmônica, Sinfônicas de Minas Gerais, do Espírito Santo, da Paraíba e do Theatro Municipal de São Paulo e do Rio de Janeiro, entre outras. Desenvolve carreira como camerista, e solista em Ópera e no repertório sacro/sinfônico. Fez diversos papéis em Óperas como Don Giovanni no New Atheneum Theatre em Glasgow, Escócia, na mesma Ópera foi também Masetto no Theatro Municipal de São Paulo, no Teatro Comunale di Modena e Teatro del Giglio di Lucca,Papageno em A Flauta Mágica do Teatro Marrucino di Chieti, os últimos 3 na Itália, Don Pasquale e Don Bartolo em Santes, França. Na temporada 2014/ 2015 fez sua estréia no Teatro Bolshoi, em Moscou, em Gala de Ópera comemorativa dos 50 anos de cooperação entre o Teatro Russo e o Teatro Alla Scala de Milão. Debutou no Theatro Municipal do Rio de Janeiro em 2015 no papel-título em “As Bodas de Fígaro”. Retornou ao TMRJ na temporada 2016 como Schaunard em “La Bohème”. Em janeiro/fevereiro de 2018 cantou o papel de Marco no Gianni Schicchi, dentro da produção do grandioso Il Trittico de Puccini, do Teatro Comunale Luciano Pavarotti de Modena, com um elenco estelar, apresentado ainda em Piacenza, Reggio Emilia e Ferrara.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

29 DE JULHO