EMUFRN realiza 5º Encontro de Percussão da UFRN

Nos período de 30/05 a 03/06 realizaremos em nossa Escola de Música o 5º PERCUTIR – Encontro de Percussão da UFRN. Durante o evento serão realizadas várias atividades educacionais e culturais destinadas tanto ao público específico quanto à comunidade de modo geral.

O Grupperc realizará quatro oficinas Os Ritmos de Nossa Terra - Samba, destinadas às escolas da rede pública de ensino e projetos sociais. Além disso, serão ministradas duas oficinas abertas aos percussionistas e demais interessados.

A Oficina de Ritmos Latinos será ministrada pelo professor Ralf Moufang, percussionista e luthier de pandeiros natural de Frankfurt e residindo atualmente em Natal. Especialista em ritmos afro-caribenhos e cubanos, atuou como professor por mais de vinte anos editando alguns livros didáticos para congas e bongôs, além de participar de várias bandas a exemplo da Salsa Inspiration e a Cache 88.

O professor Jorge Santos ministrará a Oficina de Ritmos Potiguares, onde trabalhará ritmos dos índios potiguares, bambelô de São Gonçalo do Amarante e coco zambê. Natural de Natal, Jorge Santos possui uma vasta experiência como professor de percussão, atuando em escolas e ongs, além de ministrar oficinas de construção de instrumentos e ritmos folclóricos. Atuante no cenário musical da cidade, Jorge é ainda o diretor e fundador dos grupos Pangaio e Folia de Rua, que desenvolve um trabalho voltado para a pesquisa e criação de uma linguagem própria, com base nas manifestações culturais do Rio Grande do Norte.

A professora Elizabeth Del Grande ministrará masterclass de percussão sinfônica durante três dias do 5º PERCUTIR. Uma das maiores especialistas em tímpanos do país, exerce a função de timpanista principal na Orquestra Sinfônica de São Paulo – OSESP, onde trabalha há mais de 40 anos. Como professora já atuou em vários dos mais importantes festivais de música do país, a exemplo de Campos do Jordão e Itú, e ministrou aulas em diversas instituições como a Escola de Música de Cantareira e a Escola de Música de São Paulo, onde atua até hoje.

Atuando em parceria com o Programa Chão de Saberes/Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MinC/MEC, o 5º PERCUTIR terá ainda em sua programação as apresentações de dois grupos tradicionais da cidade, o Coco de Roda de Mestre Severino (Alcaçuz/Vila de Ponta Negra) e o Congos de Calçola do Mestre Pedro Correia (Vila de Ponta Negra). Essas apresentações serão realizadas no Centro de Convivência da UFRN no dia 30 de maio a partir das 17h30.

Como coordenadora do projeto, a professora Germanna Cunha convida à todos para abrilhantar o evento participando da programação. As inscrições serão feitas on-line no endereço  http://urele.com/5PERCUTIRUFRN e estão sujeitas ao limite de vagas de cada oficina.