EMUFRN Promove Encontro Internacional de Big Bands

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN) inicia nesta terça-feira, 31, às 20h, no auditório Onofre Lopes, o Encontro Internacional de Big Bands que contará com a presença da Big Band norte-americana Luther College Jazz Orchestra e a Big Band Potiguar Jerimum Jazz. O evento ainda realiza no dia 01/06 (Quarta-feira) um Concerto didático às 09h00.

Luther College Jazz Band é dirigido por Jon Ailabouni e realiza regularmente durante todo o ano, eventos família, apresentações em fim de semana e seu próprio concerto formal de cada semestre. O conjunto dá aos alunos uma base sólida na tradição do jazz de balanço grande banda, enquanto ao mesmo tempo a explorar gêneros mais contemporâneos e composições e arranjos de jazz novos. A Jazz Band ajuda a preparar os alunos para uma eventual adesão da Orquestra de Jazz de Luther College, um dos quatro principais ensembles de turismo em Luther. Estudantes de jazz em Luther têm a oportunidade de participar de duas bandas de jazz, um combo de jazz, jazz vocal, e estudar jazz improvisação, composição/arranjo, e história.

A Big Band Jerimum Jazz é um grupo permanente da UFRN que este ano completa 18 anos de atividades ininterruptas, e em sua longa trajetória tem se apresentado para os mais diversificados públicos em Natal e em outras cidades da nossa região. O projeto através de suas propostas oferece uma prática instrumental aos alunos envolvidos, que abrange desde a música internacional com seus mais diversificados ritmos até a música brasileira com seus mais variados gêneros musicais. O grupo realiza concertos de cunho artístico e também didático, nos quais apresenta ao público, importantes personagens da história da música popular e músicas que se tornaram conhecidas através do som das big bands. O conjunto também tem trabalhado com importantes compositores e arranjadores brasileiros que através de seus trabalhos tem contribuído de forma efetiva para a consolidação do repertório da big band Jerimum Jazz. O grupo através de seus concertos contribui ainda com a formação de novas plateias, com a divulgação de compositores e arranjadores da nossa região e também com a formação e consolidação do repertório de música brasileira composta para essa formação instrumental.

O evento conta com a coordenação do professor Ranilson Farias e apoio do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN. A entrada é gratuita.