Projetos Sociais

Desde 2008, a Escola de Música da UFRN tem uma visão estratégica para projetos sociais. Milhares de estudantes participaram de nossos projetos de extensão e muitos deles seguiram para programas de graduação na Universidade.

Esses projetos possuem perfis diferentes; alguns deles são organizações pré-existentes às quais a Universidade dá total apoio em relação a aspectos pedagógicos. Nós mesmos começamos outros projetos desde o começo.

Ao longo dos anos, a UFRN ganhou muita experiência em como manter projetos em longo prazo, com todas as dificuldades que eles apresentam (pressão dos pais para que os estudantes obtenham emprego rapidamente, problemas de saúde, questões relacionadas à autoestima, etc). Também produzimos material didático específico especialmente voltado para esses projetos.

Nossos alunos se beneficiaram dos projetos como um espaço para complementar sua formação pedagógica. Os projetos também ajudaram a Universidade a preparar os alunos para ingressar em programas de bacharelado e mestrado.

Em relação aos professores visitantes de instituições estrangeiras, a experiência com os projetos sociais tem sido uma das mais fortes em Natal. Nos últimos 3 anos, professores da Alemanha, Dinamarca, Estados Unidos, França e China têm ensinado em nossos projetos e têm grande consideração pela experiência.

Temos casos de alunos que iniciaram seus estudos em projetos sociais na Escola de Música, estudaram na UFRN para seus Bacharelados, passaram a intercambio internacional e agora têm cargos em orquestras profissionais. Por exemplo, o cantor francês Dayanderson Dantas começou em um projeto social, estudou na UFRN e foi para o Programa DAAD / CAPES na MusikHochschule de Karlsruhe (UNIBRAL) onde estudou com Will Sanders (ex-músico da Filarmônica de Berlim) e recentemente ganhou um emprego na National Symphony no Rio de Janeiro.

Neste momento em que o valor da arte vem sendo questionado em todo o mundo, os projetos sociais mostram que a música é uma forte ferramenta para a mudança social, e na UFRN podemos oferecer tecnologia e ideias para que os projetos sejam disseminados em vários outros países.