PRONATEC abre inscrições para vagas residuais do curso técnico de Monte Alegre

A Escola de Música da UFRN por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC – Bolsa Formação) torna público o edital para preenchimento de vagas residuais do curso de “Técnico em Instrumento Musical” da cidade de Monte Alegre. As vagas  são para as habilitações em Clarinete, Flauta Transversal, Percussão/Bateria/ Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete e Tuba/Bombardino.

As inscrições começam às 00h00 desta sexta (24/10) e vai até a próxima quarta (29/10), às 23h59. O processo de inscrição deve ser feito no site www.sigaa.ufrn.br. Os candidatos devem ler o edital e o manual do aluno com as normas e procedimentos.

Acesse:

EDITAL nº 18/2014

Manual do Aluno

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRN FAZ CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA CIENTEC 2014

O show-concerto “Alpendre” rende homenagem a escritores e músicos potiguares.


O encerramento da Semana de Ciência, Técnologia e Cultura (CIENTEC), promete encantar o público da Praça Cívica do Campus da UFRN. O show Alpendre, projeto do SESC, reúne a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN), e os cantores Galvão Filho, Dodora Cardoso e Liz Rosa, em uma homenagem a cultura nordestina. A apresentação é aberta ao público e acontece às 20h.

Ao som da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do RN (OSUFRN), os intérpretes cantam e declamam nomes da música e das letras papa-jerimuns. Alpendre já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes. Os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam nomes como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião, numa grande homenagem às raízes culturais norte-rio-grandenses.

Além de unir uma orquestra à poesia e às músicas produzidas no RN, Alpendre também agrega a dança. Em alusão aos “brincantes”, dançarinos que bailam no ritmo da cultura popular, sete bailarinos se revezam no palco. “Proporcionar mais um projeto de valorização da cultura potiguar de forma gratuita à população é uma alegria para nós, que fazemos o Sesc RN. O Parcerias representa algumas das diretrizes da instituição, como a de fomentar o talento local e a de oferecer apresentações culturais de qualidade”, frisa a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral.

Saiba mais: http://sescrn.com.br/noticias.php?n=79454

CONHEÇA A EMUFRN V

Hoje, apresentamos nos links abaixo peças interpretadas por mais três professores e um grupo permanente da EMUFRN.

Rogério Lourenço (Tutti):
Elke Riedel e Durval Cesetti:

Lembrando novamente que o Edital para ingresso na Graduação foi lançado e que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

CONHEÇA A EMUFRN IV

Como parte de nossa campanha de divulgação da excelente produção artística da EMUFRN, apresentamos abaixo vídeos de três grupos permanentes de nossa instituição.

JERIMUM JAZZ:

http://youtu.be/aGeo5ULcw1I

PERCUMPÁ:

http://youtu.be/qnJVXEcVFOU

ORQUESTRA POTIGUAR DE CLARINETES:

Lembramos novamente que o Edital para ingresso nos cursos de Graduação da EMUFRN foi lançado e o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

CONHEÇA A EMUFRN III

Durante toda esta semana, estamos divulgando o trabalho realizado na EMUFRN, em antecipação ao processo seletivo para ingresso na Graduação, cujas inscrições iniciam-se no dia 27 de outubro.

Hoje, veja em ação os professores André Muniz (com a OSUFRN), Gilvando Pereira (Azeitona) e Cléber Campos:


http://youtu.be/1DMib9QGt_8

http://youtu.be/nGzs873U5Co

http://youtu.be/1aHEEdxsmek

Lembrando que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações sobre o Edital:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

BIG BAND JERIMUM JAZZ ABRE A CIENTEC CULTURAL 2014

A Big Band Jerimum Jazz, formada por alunos dos Cursos Bacharelado e Técnico da Escola de Música da UFRN, fará a abertura da CIENTEC Cultural 2014 na terça-feira, 21. A programação começa às 19h, no anfiteatro da Praça Cívica, no Campus. A noite também conta com a apresentação do sanfoneiro Waldonys.

A Big Band Jerimum Jazz tem como proposta disseminar os ritmos brasileiros tradicionais, enfatizando a música nordestina, como baião, frevo, maracatu, ciranda e músicas folclóricas do Rio Grande do Norte.

O grupo é coordenado pelos Professores Germanna França da Cunha (Percussão) e Gilvando Pereira da Silva (Trombone), e tem como Diretor Artístico Ranilson Bezerra de Farias. A Big Band desenvolve a prática instrumental e atua na formação e novos compositores e arranjadores de música.

A Jerimum Jazz realiza concertos em Natal e cidades vizinhas. As apresentações são  recebidas com grande entusiasmo, tornando o som contagiante do grupo reconhecido pelo público.

CONHEÇA A EMUFRN II

Continuando nossa campanha de divulgação do trabalho de nossos professores e alunos, nesta semana estaremos apresentando diariamente novos vídeos em nossa página do Youtube. Assista nos links abaixo um pouco do trabalho dos professores Ezequias Lira, Álvaro Barros e Danilo Guanais:

Lembrando novamente que o Edital para ingresso na Graduação foi lançado e que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

ABERTURA DA CIENTEC 2014 ACONTECE NO AUDITÓRIO DA ESCOLA DE MÚSICA

A conferência de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura/2014 (CIENTEC) foi transferida para o auditório da Escola de Música da UFRN, que ficapróximo à Praça Cívica, onde estão montados os estandes de exposição da Feira. A conferência inaugural será ministrada pelo escritor e pesquisador Pedro Bandeira às 9h desta terça-feira, com o tema “Ler ou não ser”.

Pedro Bandeira é reconhecido no campo da literatura infantil, tendo se destacado no cenário brasileiro com obras como “A Droga da Obediência”, que faz parte da série Os Karas, voltada para adolescentes. O escritor recebeu diversos prêmios, entre os quais, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1986, e a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de Santos, em maio de 2012.
Reencontro

Este ano, a CIENTEC chega à sua vigésima edição, com o tema Re-Encontro de Todos Nós. Ao longo de duas décadas, o evento marcou o trabalho de extensão da Universidade na busca pela troca de conhecimentos e integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A programação da Semana começa nesta segunda-feira com a realização de eventos como seminário e encontros acadêmicos, que acontecem em vários espaços da instituição, inclusive nos campi do interior do estado, e prossegue até a sexta-feira, dia 24.

A coordenadora Rita Luzia explicou que a proximidade entre a Escola de Música e a Praça Cívica possibilita uma maior integração das diversas atividades da Feira.

Via Agecom – Agência de Comunicação da UFRN

PROGRAMAÇÃO CIENTEC – AUDITÓRIO ONOFRE LOPES (EMUFRN)

TERÇA-FEIRA, 21/10

Manhã

09h – Conferência de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura/2014 (CIENTEC) : Pedro Bandeira

Tarde:

14:00hs – Coreografia Estilos   20’

14:30hs – Nijinsky – Dança   15’

14:50hs – Fazendo Arte – Dança Cmt   10’

15:10hs –  Julieta E Romeo: A Comédia Do Século Xxi   40’

15:50hs – Renascimento- Grupo Fic&Danc Da Escola Francisco Ivo Cavalcanti    12’

16:10hs –  Um Laboratório Pra Lá De Arretado!   60’

18:00hs –  Estilo E Atitude – Dança De Rua Evidance   10′

18:15hs – Dança De Rua Br -10 Anos De Hip Hop    10’

18:25hs – Na Medida Certa – Mostra Da Cena: O Que Me Consome?    30′

Noite:

19:00hs -  Recorte Do Espetáculo “Clareou”    15′

19:20hs – Xote Da Alegria    04′

19:25hs – Samba Da Malandragem   03′

19:30hs – Retalhos     35′

20:10hs -  O Canto Das Irias    45′

QUARTA-FEIRA, 22/10

Tarde:

14h – Fazendo Arte – Dança Cmt   10’

14h15 – Que Dizer De Nós    05′

14h25 – Bullynig No Contexto Escolar    20′

14h45 – Os 4 Elementos E A Dança    10′

15h – Guardarás    15′

15h20 – Mais Que Feminino?    07′

15h30 – Maktub    05′

15h40 – Um Concerto Contra As Drogas    60′

16h45 – Extratos De Ballets De Repertório    13′

18h – Grupo De Dança Xaxado    25′

18h30 – Byoncé Diva Cover    30′

Noite:

19h10 – Margarida: A Prostituta Que Fazia Versos Da Sua Profissão    15′

19h30 – Roy Jackson – Cover De Michael Jackson    30′

20h10 – Família Composta    25′

20h40 – Musical “Toda Forma De Amor” – Companhia Livre De Teatro Musical    20′

21h – Comédia Potiguar – Stand-Up Comedy    60′

QUINTA-FEIRA, 23/10

Tarde:

14h – E Eu Gostava Tanto De Você (Bruno Barbosa E Pedro Alexandre    5’

14h30 – Arduíno Contra O Bando    30’

15h – Banda Simioides    30’

15h30 – Dalton Fonseca Fonseca Toca Two Hands E Tapping Guitar    30’

16h – Banda Hunz Von Gott    30’

16h30 – Percumpá    30’

17h – Iran Barreto    30’

17h30 – Banda Gotamas    30’

18h – Decreto Livre    30’

18h30 – Plutão Já Foi Planeta    30’

Noite:

19h – Tejo Blues    30’

SEXTA-FEIRA, 24/10

Tarde:

14h – Banda Tio Sam

14h30 – Banda Mamute

15h – Grupo De Opera Canto Dell’arte

15h30 – Flak

16h – Banda Skkip

16h30 – Chaosface

17h – Declite

17h30 – Cidadão 193

18h – Radiola Story

18h30 – Banda Maquinas No Ar

Noite:

19h – Banda Talude

19h30 – Orchestre Noire

20h – Tesla Orquestra

RECITAL DOS GRUPOS CONTRACANTOS & CONTRAVENTOS

Nesta sexta-feira (17), a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) recebe o Ensemble Vocal Contracantos , grupo formado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Quarteto de Sopros ContraVentos. A apresentação é aberta ao público e  acontece no Auditório Onofre Lopes, às 20h.

Com um repertório diversificado que engloba peças de compositores nacionais e estrangeiros, o Contracantos tem difundido a música para crianças, jovens e adultos por onde passam. O grupo também promove oficinas de percussão, coral e concertos-aula no Recife e em algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos. O Contracantos fez participação em diversos concertos da Orquestra Sinfônica do Recife e gravou o Hino oficial da UFPE

O ContraVentos é formado por instrumentos de sopro e percussão, possibilitando a fusão de novas combinações sonoras. Constituem objetivos do grupo a pesquisa e criação de arranjos e adaptações da música brasileira nos seus diferentes estilos musicais. Com uma leitura mais contemporânea, o ContraVentos explora elementos da música nordestina através da sua sonoridade e instrumentação,  das composições autorais e arranjos. O grupo é constituído por músicos que buscam estimular a formação de plateias dos mais diferentes contextos sociais.