BIG BAND JERIMUM JAZZ ABRE A CIENTEC CULTURAL 2014

A Big Band Jerimum Jazz, formada por alunos dos Cursos Bacharelado e Técnico da Escola de Música da UFRN, fará a abertura da CIENTEC Cultural 2014 na terça-feira, 21. A programação começa às 19h, no anfiteatro da Praça Cívica, no Campus. A noite também conta com a apresentação do sanfoneiro Waldonys.

A Big Band Jerimum Jazz tem como proposta disseminar os ritmos brasileiros tradicionais, enfatizando a música nordestina, como baião, frevo, maracatu, ciranda e músicas folclóricas do Rio Grande do Norte.

O grupo é coordenado pelos Professores Germanna França da Cunha (Percussão) e Gilvando Pereira da Silva (Trombone), e tem como Diretor Artístico Ranilson Bezerra de Farias. A Big Band desenvolve a prática instrumental e atua na formação e novos compositores e arranjadores de música.

A Jerimum Jazz realiza concertos em Natal e cidades vizinhas. As apresentações são  recebidas com grande entusiasmo, tornando o som contagiante do grupo reconhecido pelo público.

CONHEÇA A EMUFRN II

Continuando nossa campanha de divulgação do trabalho de nossos professores e alunos, nesta semana estaremos apresentando diariamente novos vídeos em nossa página do Youtube. Assista nos links abaixo um pouco do trabalho dos professores Ezequias Lira, Álvaro Barros e Danilo Guanais:

Lembrando novamente que o Edital para ingresso na Graduação foi lançado e que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

ABERTURA DA CIENTEC 2014 ACONTECE NO AUDITÓRIO DA ESCOLA DE MÚSICA

A conferência de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura/2014 (CIENTEC) foi transferida para o auditório da Escola de Música da UFRN, que ficapróximo à Praça Cívica, onde estão montados os estandes de exposição da Feira. A conferência inaugural será ministrada pelo escritor e pesquisador Pedro Bandeira às 9h desta terça-feira, com o tema “Ler ou não ser”.

Pedro Bandeira é reconhecido no campo da literatura infantil, tendo se destacado no cenário brasileiro com obras como “A Droga da Obediência”, que faz parte da série Os Karas, voltada para adolescentes. O escritor recebeu diversos prêmios, entre os quais, o Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1986, e a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas, da cidade de Santos, em maio de 2012.
Reencontro

Este ano, a CIENTEC chega à sua vigésima edição, com o tema Re-Encontro de Todos Nós. Ao longo de duas décadas, o evento marcou o trabalho de extensão da Universidade na busca pela troca de conhecimentos e integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.

A programação da Semana começa nesta segunda-feira com a realização de eventos como seminário e encontros acadêmicos, que acontecem em vários espaços da instituição, inclusive nos campi do interior do estado, e prossegue até a sexta-feira, dia 24.

A coordenadora Rita Luzia explicou que a proximidade entre a Escola de Música e a Praça Cívica possibilita uma maior integração das diversas atividades da Feira.

Via Agecom – Agência de Comunicação da UFRN

PROGRAMAÇÃO CIENTEC – AUDITÓRIO ONOFRE LOPES (EMUFRN)

TERÇA-FEIRA, 21/10

Manhã

09h – Conferência de abertura da Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura/2014 (CIENTEC) : Pedro Bandeira

Tarde:

14:00hs – Coreografia Estilos   20’

14:30hs – Nijinsky – Dança   15’

14:50hs – Fazendo Arte – Dança Cmt   10’

15:10hs –  Julieta E Romeo: A Comédia Do Século Xxi   40’

15:50hs – Renascimento- Grupo Fic&Danc Da Escola Francisco Ivo Cavalcanti    12’

16:10hs –  Um Laboratório Pra Lá De Arretado!   60’

18:00hs –  Estilo E Atitude – Dança De Rua Evidance   10′

18:15hs – Dança De Rua Br -10 Anos De Hip Hop    10’

18:25hs – Na Medida Certa – Mostra Da Cena: O Que Me Consome?    30′

Noite:

19:00hs -  Recorte Do Espetáculo “Clareou”    15′

19:20hs – Xote Da Alegria    04′

19:25hs – Samba Da Malandragem   03′

19:30hs – Retalhos     35′

20:10hs -  O Canto Das Irias    45′

QUARTA-FEIRA, 22/10

Tarde:

14h – Fazendo Arte – Dança Cmt   10’

14h15 – Que Dizer De Nós    05′

14h25 – Bullynig No Contexto Escolar    20′

14h45 – Os 4 Elementos E A Dança    10′

15h – Guardarás    15′

15h20 – Mais Que Feminino?    07′

15h30 – Maktub    05′

15h40 – Um Concerto Contra As Drogas    60′

16h45 – Extratos De Ballets De Repertório    13′

18h – Grupo De Dança Xaxado    25′

18h30 – Byoncé Diva Cover    30′

Noite:

19h10 – Margarida: A Prostituta Que Fazia Versos Da Sua Profissão    15′

19h30 – Roy Jackson – Cover De Michael Jackson    30′

20h10 – Família Composta    25′

20h40 – Musical “Toda Forma De Amor” – Companhia Livre De Teatro Musical    20′

21h – Comédia Potiguar – Stand-Up Comedy    60′

QUINTA-FEIRA, 23/10

Tarde:

14h – E Eu Gostava Tanto De Você (Bruno Barbosa E Pedro Alexandre    5’

14h30 – Arduíno Contra O Bando    30’

15h – Banda Simioides    30’

15h30 – Dalton Fonseca Fonseca Toca Two Hands E Tapping Guitar    30’

16h – Banda Hunz Von Gott    30’

16h30 – Percumpá    30’

17h – Iran Barreto    30’

17h30 – Banda Gotamas    30’

18h – Decreto Livre    30’

18h30 – Plutão Já Foi Planeta    30’

Noite:

19h – Tejo Blues    30’

SEXTA-FEIRA, 24/10

Tarde:

14h – Banda Tio Sam

14h30 – Banda Mamute

15h – Grupo De Opera Canto Dell’arte

15h30 – Flak

16h – Banda Skkip

16h30 – Chaosface

17h – Declite

17h30 – Cidadão 193

18h – Radiola Story

18h30 – Banda Maquinas No Ar

Noite:

19h – Banda Talude

19h30 – Orchestre Noire

20h – Tesla Orquestra

RECITAL DOS GRUPOS CONTRACANTOS & CONTRAVENTOS

Nesta sexta-feira (17), a Escola de Música da UFRN (EMUFRN) recebe o Ensemble Vocal Contracantos , grupo formado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e o Quarteto de Sopros ContraVentos. A apresentação é aberta ao público e  acontece no Auditório Onofre Lopes, às 20h.

Com um repertório diversificado que engloba peças de compositores nacionais e estrangeiros, o Contracantos tem difundido a música para crianças, jovens e adultos por onde passam. O grupo também promove oficinas de percussão, coral e concertos-aula no Recife e em algumas cidades da Europa e dos Estados Unidos. O Contracantos fez participação em diversos concertos da Orquestra Sinfônica do Recife e gravou o Hino oficial da UFPE

O ContraVentos é formado por instrumentos de sopro e percussão, possibilitando a fusão de novas combinações sonoras. Constituem objetivos do grupo a pesquisa e criação de arranjos e adaptações da música brasileira nos seus diferentes estilos musicais. Com uma leitura mais contemporânea, o ContraVentos explora elementos da música nordestina através da sua sonoridade e instrumentação,  das composições autorais e arranjos. O grupo é constituído por músicos que buscam estimular a formação de plateias dos mais diferentes contextos sociais.

WORKSHOP DE PERCUSSÃO COM RENATO MARTINS

A Escola de Música da UFRN promove, nesta quinta-feira (16),  Workshop de percussão com o multi-instrumentista, Renato Martins (Belgica/Brasil).O encontro acontece no Auditório Oriano de Almeida às 14h. Entrada gratuita.

Renato Martins foi autodidata na maioria de suas técnicas de percussão e desenvolveu novas técnicas para instrumentos tradicionais como o UDU (vaso de barro) e o CAJON. Tornou-se conhecido pela utilização de objetos do cotidiano, como utensílios de cozinha, como instrumentos de percussão e foi considerado um dos maiores percussionistas do país.

Sua formação musical aconteceu aos seis anos de idade, com maestro Silvio Tancredi. Renato estudou bateria e piano, com ênfase na música popular brasileira e no jazz na Escola do Zimbo Trio, o CLAM. Finalizou seus estudos de música com os cursos de piano erudito com a professora Leda Maria Chacur Alves e de composição e regência na Faculdade de Arte Santa Marcelina.

Entre 1994 e 1996, Renato Martins, viveu na Inglaterra e tocou com o tablista indiano Sarvar Sabri, o saxofonista Andy Hamilton e outros grandes nomes do jazz e da música étnica no país. Além disso, participou de festivais como o Womad e Birmingham Jazz Festival. Tocou também no Queen Elizabeth Hall em Londres, com o percussionista Nana Tsiboe de Gana.

Em 1998, de volta ao Brasil, foi o único percussionista a chegar às semifinais do 1° Prêmio Visa de MPB Instrumental. Desde então, trabalhou com artistas brasileiros como Duda Neves, Sergio Sá, Moacyr Luz, Sá & Guarabyra, Tom Da Terra e Paulo Moura.

Renato Martins é também um educador musical e ensinou percussão no 30° e 31° Festivais de Inverno de Campos do Jordão (Julho de 1999 e 2000). Ministrou cursos em escolas de música como a antiga Universidade Livre de Música e realizou workshops de percussão no Brasil e em outros países.

CONHEÇA A EMUFRN

Dando prosseguimento à nossa campanha de divulgação do trabalho de nossos professores e alunos, hoje convidamos o internauta a conhecer os professores deviolino da EMUFRN, Ronedilk Dantas e Rucker Bezerra:

http://youtu.be/Ha6C8LcRhjs

http://youtu.be/0CMn0Zgql4c

Lembrando novamente que o Edital para ingresso na Graduação foi lançado e que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

LANÇADO EDITAL PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA EMUFRN, COM TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA REALIZADO POR MEIO DE VÍDEO

A UFRN lançou o Edital do processo seletivo para ingresso em 2015 nos cursos de Graduação oferecidos pela Escola de Música, com 40 vagas para a Licenciatura e 26 para o Bacharelado. A inscrição ocorrerá exclusivamente via internet, a partir das 8 horas do dia 27 de outubro até as 23h59min do dia 13 de novembro de 2014:

http://www.comperve.ufrn.br/conteudo/graduacao/the_201402/informacoes.php

Neste ano, uma importante inovação foi introduzida: o Teste de Habilidade Específica (THE) será realizado exclusivamente por meio de vídeo, que poderá ser enviado por SEDEX ou colocado na internet (no Youtube ou no VIMEO), conforme instruções detalhadas presentes no Edital.

Isso permitirá que candidatos de outras localidades possam participar do processo facilmente, sem a necessidade de virem até Natal para fazer o THE, como era necessário até o ano passado. Os candidatos considerados APTOS no THE serão então classificados de acordo com sua nota no ENEM.

Portanto, solicitamos a todos que por favor façam um grande esforço de divulgação desta importante notícia aos músicos de todo país, por meio de redes sociais, listas de emails, boca-a-boca, etc.

Para divulgarmos a excelência de nossa Escola e atrairmos ainda mais alunos, estaremos postando a partir desta semana diversos vídeos de nossos professores e alunos no canal do Youtube da EMUFRN. Começamos esta iniciativa com os dois ganhadores do Concurso Jovens Solistas 2014, o violoncelista Lucas Barros e o clarinetista Hudson Ribeiro, juntamente com a OSUFRN sob a regência do Prof. Dr. André Muniz:

http://youtu.be/DPi0Sokuabs

http://youtu.be/2Ndx0iP4U2A

http://youtu.be/t6dCkbAizFk

http://youtu.be/z8g26sKOK_I

ORQUESTRA DE CÂMARA APRESENTA CONCERTO COM MAESTRO KIRK TREVOR

Com a regência do maestro internacional Kirk Trevor, a Orquestra de Câmara da UFRN realiza mais um concerto na próxima quarta-feira (15). A apresentação tem como solista o professor Durval Cessetti, e vai contemplar obras de Mozart e Beethoven. O concerto é aberto ao público e acontece às 20h no Auditório Onofre Lopes da Escola de Música.

A Orquestra de Câmara originou-se como grupo de extensão e objetiva apresentar as mais diversas formações orquestrais e toda a diversidade de repertório sinfônico que remota do período Barroco aos dias atuais. O projeto, que é coordenado pelos professores Leandro Gazineo (Maestro) e Ronedilk Dantas (Spalla), tem funcionado como um grande laboratório performático para os cursos de bacharelado em música.

O regente deste concerto, o maestro Kirk Trevor treinou na Guildhall School of Music de Londres, graduando-se em desempenho cello e regência. Ele é um dos maestros mais gravados da última década, com mais de cinquenta gravações da nova música americana com a Orquestra Sinfónica da Rádio Eslovaca, em Bratislava, e vinte gravações com outras orquestras para as etiquetas EMI, Koch, Albany, Fatra, cristal e Carlton Classics.

Trevor foi diretor musical da Orquestra Sinfônica de Knoxville (1985-2003) e atualmente é diretor musical da Orquestra de Câmara de Indianapolis (desde 1988), e do Missouri Symphony (desde 2000).

O solista Durval Cesetti, é descrito como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal). Durval completou o seu doutorado na McGill University, instituição na qual também realizou o seu mestrado, com nomes representativos do piano erudito; Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier e Eugene Plawutsky. Durval Cesetti ensinou piano na McGill University e na University of Windsor, além de ter trabalhado como pianista colaborador na University of Western Ontario.  Atualmente ele é professor na Escola de Música da UFRN.

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE VIOLÃO POPULAR APLICADO AO ACOMPANHAMENTO VOCAL

A Escola de Música abre inscrições para o curso de Violão Popular Aplicado ao Acompanhamento Vocal, no total, serão 45 vagas distribuídas nos seguintes horários (15 vagas para cada turma):

TURMA 1 (NÍVEL BÁSICO): Segundas e Quartas-feiras, das 10:00 às 11:40

TURMA 2 (NÍVEL BÁSICO): Terças e Quintas-feiras, das 16:50 às 18:30

TURMA 3 (NÍVEL AVANÇADO): Quartas-feiras, das 19:00 às 20:40

O curso contará com aulas de 1 hora e 40 minutos de duração.

Faixa etária: alunos a partir de 14 anos.

Investimento: R$ 350,00 (incluso material didático)

Pré-requisitos: dirigido a alunos com prática no instrumento.

Início das aulas: 22/10/2014

Final do curso: 18/12/2014

As inscrições deverão ser feitas presencialmente na Escola de Música da UFRN na secretaria de extensão, no período de 13 a 20/10/2014, no horário das 8:00 às 12:00.

Durante os dias 20 e 21/10, na Escola de Música, serão feitas entrevistas com os inscritos para a definição das turmas.

Maiores informações pelo email basico.musica@gmail.com.