PUBLICADO O RESULTADO DAS INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA DO PIBID MÚSICA

A comissão de seleção de bolsistas de Iniciação à Docência do PIBID Música UFRN torna pública a relação de inscrições deferidas para as oito vagas disponíveis no subprojeto. Os candidatos cujas inscrições foram deferidas devem comparecer na próxima segunda-feira (27 de abril de 2015) na Sala do GRUMUS – Grupo de Pesquisa em Música da EMUFRN (1º andar), de acordo com o cronograma de horários exposto no documento, ao lado da lista de nomes.

Resultado aqui.

A comissão de seleção
PIBID Música
Continue reading

RECITAL DE MESTRADO

Sem título
A mezzo-soprano Virgínia Cavalcanti e o violista José Carlos Santos, alunos do programa de Mestrado da EMUFRN, apresentam recital na próxima sexta-feira, dia 17/04, às 19h, no Auditório Onofre Lopes, acompanhados pelo Prof. Durval Cesetti. No programa, obras de Brahms, Mahler, Poulenc e Loeffler.

A mezzo-soprano Virgínia Cavalcanti tem formação em piano e iniciou seus estudos de canto com o tenor Lindbergh Pires. Participou de diversos masterclasses e estudou na Escola Superior de Música de Köln (Alemanha) sob orientação do barítono Martin Krasnenko. Venceu os prêmios Canção e Júri Popular do V Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão (Belém/PA). Apresentou-se como solista em diversos concertos e óperas sob regência de nomes como Osman Gioia, Boyko Stoianov, José Renato Accioly, Sérgio Dias e Marcelo Fagerlande. Entre as diversas personagens que já interpretou destacam-se Carmen [Carmen], Yuru [Pahy-Tuna] em sua estreia mundial, Maddalena [Rigoletto], Dido [Dido and Aeneas] e Antoñona [Pepita Jimenez]. Foi professora substituta de Técnica Vocal e Canto Coral no curso de Licenciatura em Música da UFPE e é Bacharelanda em Canto na mesma instituição, sob orientação do barítono Luiz Kleber Queiroz. Atualmente é também mestranda em Práticas Interpretativas dos séc. XX e XXI no Programa de Pós-graduação em Música da UFRN, sob orientação do professor Dr. Rucker Bezerra.

Violista e violinista pernambucano, José Carlos Santos iniciou seus estudos em 1983 no Conservatório Pernambucano de Música sob a orientação da professora Fany Carol, mais tarde mudando-se para a Paraíba para estudar com o Professor Samuel Espinoza no bacharelado em viola da UFPB. Foi assistente de solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba sob a direção do Maestro Eleazar de Carvalho e solista convidado da Orquestra Sinfônica do Recife sob a direção do Maestro Eugene Egan. Em 1990, foi aprovado em concurso para integrar a Orquestra Filarmônica de Santiago (Chile), mais tarde assumindo o cargo de assistente de solista e, anos depois, o de viola principal, permanecendo na orquestra por 17 anos. Realizou inumeras tournées por: Alemanha, Finlândia, França, Suécia, Tailândia, América Latina. Retorna ao Brasil em 2008 e integra a Companhia Brasileira de Ópera, sob a direção do Maestro John Neschling, em São Paulo. Em 2010, participa do Sonora Brasil do SESC, pelo qual relizou 84 concertos em 14 estados do Brasil, homenageando a música brasileira do século XX. Atualmente, é regente assistente da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música, professor de violino e viola do Espaço de Música PE, spalla da Orquestra de Câmara de Pernambuco, diretor artístico e primeiro violino do Quarteto Encore.

Continue reading

MASTERCLASS DE PIANO COM CLARA SVERNER

A renomada pianista Clara Sverner oferece hoje, às 15h, masterclass de piano aos alunos da EMUFRN. A masterclass é aberta ao público em geral. Intérprete de talento reconhecido por público e crítica do Brasil e do exterior, Clara Sverner teve sólida formação que se iniciou em São Paulo com o professor José Kliass. Aperfeiçoou-se mais tarde nos centros musicais mais avançados, como o Conservatório de Genebra, onde recebeu uma medalha de ouro. e o Mannes College of Music, de Nova Iorque. Premiada no Concurso Internacional Wilhelm Backhaus, ainda adolescente iniciou a vitoriosa carreira que a tornou uma das mais prestigiadas virtuoses brasileiras.
unnamed (5)

Apresentou-se em recitais e concertos por todos os quadrantes do Brasil e em turnês para platéias da Europa, dos Estados Unidos, do Japão e de Israel. Em seus programas exibe um repertório que escolhe meticulosamente e onde inclui desde antigos virginalistas ingleses do século XVI até os principais representantes do século XX. Privilegiando, antes de tudo, a qualidade estética, o arrojo da invenção e a carga expressiva das músicas que executa, Clara Sverner é uma artista inquieta que não se cansa de se aperfeiçoar, pesquisar e ousar. No domínio da música clássica brasileira, principal responsável pela redescoberta das obras de Glauco Velásquez. Pioneira, também, na revalorização da produção pianística de Chiquinha Gonzaga, a quem dedicou várias gravações. Responsável pela primeira gravação do disco no Brasil com obras de Anton Webern, Alban Berg, Eric Satie e Maurice Ravel, em 1974.

http://www.clarasverner.com/

Continue reading

Obras brasileiras e alemã abrem a temporada 2015 da Sinfônica da UFRN

unnamedComeça a temporada oficial de concertos da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no próximo sábado (18/06), às 20h, na Escola de Música da UFRN. O concerto celebra o ano da incursão da orquestra da universidade aos palcos europeus em viagem que será realizada no mês de junho.

Para este sábado, a OSUFRN apresenta obras de dois brasileiros e do secular alemão Beethoven. Antes do início do concerto, a Sinfônica da UFRN vai apresentar o repertório da noite em uma palestra, às 19h. Segundo o maestro André Muniz, “esta é uma prática que a orquestra vem realizando nos últimos cinco anos e tem sido de grande importância para educação musical no Estado”.

 

A primeira obra brasileira é o “Museu da Inconfidência” de Guerra Peixe. Depois o público vai ouvir a obra “Concertino nº 1 para trombone e orquestra” de Fernando Deddos, com a participação solo do trombonista José Miton. A noite vai ser encerrada com  a obra “Concerto para piano, violino e violoncelo – tríplice” de Beethoven que tem como solistas os professores da UFRN Durval Cesetti, ao piano, e Rucker Bezerra ao violino , e, do aluno do mestrado da EMUFRN da classe de violoncelo Diego Paixão.

Grande voo

A OSUFRN está em preparação para concertos e ações de intercâmbio na Alemanha. O convite para a temporada no país europeu aconteceu depois da parceria realizada com a Orquestra da MusikHochSchule de Karlsruhe (escola de música alemã), que visitou a UFRN em 2013, e se apresentou com a OSUFRN em concertos nas cidades de Natal e de João Pessoa.

Durante a estada em terra alemã, a OSUFRN participará de intercâmbio técnico artístico com os professores da MusikHochSchule de Karlsruhe e a orquestra. E também vai realizar concertos com ênfase nos repertórios alemão e brasileiro, em especial a première da composição do professor da Escola de Música da UFRN, Danilo Guanais.

Continue reading

Continue reading

PIBID ABRE EDITAL PARA BOLSISTAS NA ÁREA DE MÚSICA

O PIBID lançou o edital para a seleção de novos Bolsistas de iniciação à docência na área de Música. A seleção será procedida de acordo com legislação referente ao Programa PIBID e contará com o número de 8 bolsas para estudantes do curso presencial de Licenciatura Plena em Música, da UFRN.

Clique no link ao lado para baixar o Edital: Edital Bolsistas PIBID

Continue reading