CONCERTO DA ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRN É ACLAMADO PELA CRÍTICA NA ALEMANHA

Conseguir um convite para apresentação em instituição de referência na Alemanha já é um grande feito, maior ainda receber uma crítica em um jornal alemão. Grandes artistas passam suas vidas sem conseguir essa realização. O concerto em conjunto da OSUFRN com a Orquestra da HochSchule fur Musik de Karlsruhe mereceu uma excelente critica no Jornal Badische Neuste Nachrichten. A reportagem ressaltou a qualidade da orquestra e a clareza e estilo do Prof. André Muniz.

osufrnDurante dez dias os alunos da UFRN realizaram aulas, masterclasses, ensaios e, concertos, em programação organizada pelo Prof. Michael Uhde, Pro-Reitor da instituição alemã. Os membros da orquestra assistiram a apresentações, e visitaram cidades históricas como Heidelberg e Strasbourg. A turnê ocorreu com apoio da Reitoria da UFRN, PROEX, PROAE, SRI e do SESI. A parte do translado terrestre na Alemanha, hospedagem e alimentação, foi completamente patrocinada pelo DAAD.

No repertório da turnê constaram peças de compositores como Beethoven e Dvorak além dos brasileiros Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri e Lorenzo Fernandez. A Orquestra apresentou também uma peça do prof. Danilo Guanais (UFRN) com solos dos profs. Rucker Bezerra (UFRN), Paulo França (UFRN) e do aluno do Curso de Mestrado em Música (UFRN), Diego Paixão.

Desde o ano de 2009 através dos Festivais Internacionais a EMUFRN tem tido uma relação intensa de intercâmbio com a HFM Karlsruhe. Em 2013, o convênio foi agraciado com o edital UNIBRAL, o que permitiu a ida de cinco alunos com bolsa para a Alemanha e a vinda de quatro alunos alemães para Natal.

O Convênio de cooperação acadêmica com Karlsruhe tem como coordenadores os professores Fábio Presgrave (Brasil/UFRN) e Michael Uhde (Alemanha), tem sido um dos pilares da internacionalização da EMUFRN, e um projeto que tem recebido uma atenção especial por parte da Direção da Escola, devido aos inúmeros benefícios trazidos para a instituição , como a doação de instrumentos históricos, bolsas de estudo e o fluxo contínuo de alunos e professores.

 

Continue reading

CONCERTOS INTERNACIONAIS DE INVERNO

A Escola de Música realiza nos dias 07 e 08 de julho a série “Concertos Internacionais de Inverno”, que traz como convidado especial o violinista canadense Yehonatan Berick, professor da Universidade de Ottawa. Os concertos acontecem no Auditório Onofre Lopes às 20h, com entrada franca.

O concerto de terça-feira será com três professores da EMUFRN – Radegundis Tavares (trompa), Ronedilk Dantas (violino) e Durval Cesetti (piano) –, contando também com a participação da grande cantora lírica potiguar Alzeny Nelo. No programa, obras de Schumann, Brahms e Szymanowski.

Já o concerto de quarta-feira será do violinista Yehonatan Berick, que interpretará obras de Bach, Fauré e Strauss, acompanhado ao piano do Prof. Durval Cesetti, coordenador do evento. O Prof. Berick também ministrará masterclasses aos alunos de violino da EMUFRN na segunda e terça-feira das 9h às 12h, no Auditório Oriano de Almeida. Os masterclasses são abertos ao público, que poderá então conferir alguns dos melhores alunos da EMUFRN em ação, além de ouvir os conselhos preciosos que eles receberão do Prof. Berick.

BIOGRAFIA

Yehonatan BerickPremiado no renomado concurso Naumburg (1993), e recipiente do Prix Opus de 1996-97, Yehonatan Berick é um dos violinistas de mais alta demanda internacional como solista, recitalista e pedagogo. Seu cronograma de concertos já levou-o a apresentar-se em algumas das mais importantes salas da América do Norte, Europa, Ásia e Israel. Tocou como solista com orquestras sinfônicas como as de Quebec, Winnipeg, Windsor, Ann Arbor, Jerusalem, Cincinatti, Montreal e Manitoba.

A discografia de Berick inclui inúmeros CDs pelos selos Cantaur, Summit, Gasparo, Acoma, JMC e Helicon. Muitos de seus concertos já foram difundidos por estações de rádio e TV do Canadá, Europa e Israel. Colabora frequentemente em música de câmara com artistas de alto calibre, como os pianistas Menahem Pressler, James Tocco, Gilbert Kalish, e Awadagin Pratt, os violistas Michael Tree, Paul Neubauer e Kim Kashkashian, os violoncelistas David Soyer, Peter Wiley, Stephen Isserlis, David Finckel, Michel Strausse e Yehuda Hanani, os clarinetistas James Campbell e Wolfgang Meyer, e o flautista Julius Baker. Continue reading

Continue reading

RECITAL DO PIANISTA LUIZ DE MOURA CASTRO

Cartaz_LuizCastro_RevisaoA Escola de Música promove, nesta quinta-feira às 20h, recital de Luiz de Moura Castro, no Auditório Onofre Lopes, com entrada franca. Um dos maiores pianistas brasileiros, Luiz de Moura Castro é professor da “Hartt School of Music” (EUA) desde 1978. Sua discografia inclui mais de 40 gravações, com a obra completa de Ginastera, os concertos no. 2 e no. 3 de Rachmaninoff, os cinco concertos de Beethoven, peças de Bach, Schubert e Chopin, entre outros. No programa do recital desta quinta-feira, Luiz de Moura Castro interpretará obras de Villa-Lobos, Chopin e Schumann. No dia seguinte, às 9h, ele ministrará um masterclass aos alunos de piano da EMUFRN, aberto à comunidade.

Continue reading

RECITAL DE MESTRADO DA SOPRANO ALZENY NELO

Cartaz Recital de mestrado 2015 1A soprano Alzeny Nelo apresenta recital de mestrado na próxima terça-feira, dia 23 de junho, às 20h no Auditório Onofre Lopes com entrada franca.

Acompanhada pelo pianista Durval Cesetti e pelo trompista Radegundis Feitosa interpretará obras de Schubert, Britten e Szymanowski.

ALZENY NELO

Bacharel em Música pela Universidade Federal do RN, aperfeiçoou-se pela Ecole Normale de Musique de Paris/ Alfred Cortot como bolsista da CAPES e em seguida apoiada pela Fundação Zigmund Zaleski.

Estreou na cena lírica francesa com as óperas « Les Fêtes de l’Amour et de Bachus », de Lully ; « Die Zauberflöhte », de Mozart ; et « Il Segreto di Susanna », de Wolf Ferrari.

Em Paris, foi premiada por dois anos consecutivos na Categoria « Honneur » do Concurso Internacional de Canto da « Union Française des Artistes Musiciens ».

De volta ao Brasil, entre 2007 e 2010, foi premiada em vários concursos de canto, dentre eles o I Concurso Internacional de Canto da Amazônia -PA, terceiro Festival Francisco Mignone de Jovens Intérpretes -RJ, XIX Concurso de Canto Maria Callas -SP e Primeiro lugar no I Concurso Nacional de Canto Lírico – UFRJ , Rio de Janeiro. Continue reading

Continue reading

SINFÔNICA DA UFRN ESTÁ EM ÚLTIMA SEMANA DE PREPARATIVOS DA TURNÊ EUROPEIA E FAZ CONCERTO NESTE SÁBADO

Cartaz_DigitalA Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (OSUFRN) está nos últimos preparativos para turnê na Alemanha. Com esta viagem, a OSUFRN é a primeira orquestra universitária brasileira a realizar concertos na Europa. O público potiguar tem a chance de prestigiar o repertório no próximo sábado (20/06), às 20h, na Escola de Música da UFRN (EMUFRN) com entrada gratuita.

O último concerto antes da turnê europeia tem como marca a música erudita brasileira. A noite vai ter as obras “Batuque” de Lorenzo Fernandes, “O turista aprendiz” de Danilo Guanais, “A abertura da Ópera Fosca” de Carlos Gomes, “Museu da Inconfidência” de Guerra-Peixe e “Suíte Vila Rica” de Camargo Guarnieri. A noite tem como solistas o violinista e professor da EMUFRN, Rucker Bezerra, o violista e também professor da EMUFRN, Paulo França, e o violoncelista e aluno do mestrado da EMUFRN, Diego Paixão.

O Sinfônica da UFRN viaja no domingo (21/06) e tem uma agenda de dez dias de “masterclasses” e ensaios. O primeiro concerto é no dia 30 deste mês em conjunto com a Orquestra da MusikHochSchule de Karlsruhe – Alemanha. Nos dias primeiro e dois de julho, a orquestra da UFRN terá duas noites de concerto para mostrar ao público alemão a produção de música erudita feita no Brasil. A principal obra é a do compositor e professor da Escola de Música da UFRN, Danilo Guanais, “O turista aprendiz”. Continue reading

Continue reading