BRAVO MULTIÁLOGOS DEBATE CRIAÇÃO MUSICAL

O BRAVO, grupo de compositores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, promove a primeira edição do Bravo Multiálogos, espaço para abordar temas a respeito da Composição Musical. Neste primeiro encontro, o mote será “Discutindo a criação musical”. O evento acontece na próxima quarta-feira (05) às 10h, no auditório Ariano Almeida da Escola de Música da UFRN (EMUFRN).

O BRAVO promove reuniões regulares e tem como metas o estímulo e a discussão sobre a composição musical no âmbito universitário, através de encontros, palestras e concertos. Propondo uma nova área para expandir sua atuação, o grupo lança o BRAVO Multiálogos como meio de discutir temas ao redor da Composição Musical. Durante o evento, os componentes do grupo explanarão sobre sua motivação criativa e seu processo composicional.

Criado em 2011, o BRAVO objetiva conciliar propostas composicionais diferenciadas. Formado por cinco membros, o grupo já participou de importantes eventos nacionais, como: Encontro Nacional de Compositores Universitários, realizado em 2013 e o SESC Partituras, sucedido este ano. Além disso, o BRAVO produziu um livro de partituras de obras para música de câmara com clarineta (no prelo da Editora da UFRN).

O SOM DA SINFÔNICA DA UFRN EM MACEIÓ

Estreia da OSUFRN em terra alagoana acontece no projeto Quinta Sinfônica. Na ocasião Concerto e masteclass serão realizados.

A música clássica da Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN) promete encantar Maceió na próxima quinta-feira (30). O projeto Quinta Sinfônica idealizado pela  Universidade Federal de Alagoas (Ufal), promove concerto com OSUFRN . A apresentação,que acontece no Teatro Deodoro, contempla obras de Pyotr Ilyich Tchaikovsky e Wolfgang Amadeus Mozart. Além do concerto, na quinta-feira (29), os alunos da Ufal participarão de masterclasses oferecidas pelos os professores da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) Paulo França, viola, e Rucker Bezerra, violino.

Visando oferecer ao estado um espaço de música erudita e estimular o consumo e a formação de público, o Projeto Quinta Sinfônica tem sido realizado em parceria a Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e apoiada pela Secretaria Municipal de Educação. O concerto e participação da Orquestra Sinfônica da UFRN, é concretizado com o apoio da Ufal, Pró-Reitoria de Extensão da UFRN e Escola de Música da UFRN.

Constituída por músicos alunos dos cursos técnicos, graduação e de pós-graduação da Escola de Música, a Orquestra Sinfônica da UFRN vem, a cada concerto, se firmando como um dos principais ensembles orquestrais do Nordeste e mais atuantes do Rio Grande do Norte. Sob a direção do Maestro André Muniz o grupo recebeu, em 2011, o “Prêmio Hangar” de melhor espetáculo e o Troféu Cultura de “Melhor Show do Ano” de 2012. Já se apresentou em quatro estados brasileiros incluindo participações na Mostra internacional de Música de Olinda (MIMO), e SESC-SP em parceria com Sinfônica Heliópolis.

André Muniz

Natural de Recife (PE), é Doutor em Música pela Universidade de Montreal, na área de Regência Orquestral, sob a orientação de Jean-François Rivest. Graduou-se na UFPE, tendo concluído o Mestrado em Regência Orquestral na UNICAMP. Em 1994, estudou regência coral no Conservatório de Genebra. Com o Madrigal da UFRN, apresentou-se no Brasil e na Argentina.

Em 1999, foi premiado no II Concurso Coral da Funarte. Regeu a Orquestra de Câmara da UFPE, a Orquestra Sinfônica da Paraíba, a Orquestra de Câmara da Universidade de Montreal, a Orquestra do Estado do Mato Grosso, a Orquestra ULBRA, a Orquestra Sinfônica da Universidade Autônona do Estado de Hidalgo (México), a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, entre outras. Foi Diretor da Escola de Música da UFRN entre 1999 e 2003. Entre 2007 e 2010, foi Diretor Artístico da Orquestra Sinfônica do Estado do Rio Grande do Norte. Atualmente, dirige a Orquestra Sinfônica da EMUFRN e leciona nos curso de graduação e pós-graduação em Música da UFRN.

Rucker Bezerra

Natural de João Pessoa, é doutor em música pela UNICAMP-SP. Em 1989 esteve na Itália e obteve nota máxima no concurso de admissão do Conservatório Arrigo Boito de Parma. Em 1991 foi vencedor do XI Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil em Piracicaba-SP, quando executou o concerto para violino de Mendelssonh como solista da Orquestra Sinfônica daquela cidade.

Entre 1993 e 1995, nos Estados Unidos, foi aluno de Andrzej Grabiec, discípulo de Henrik Szeryng. Nesse período apresentou-se com a Eastern Philarmonic Orchestra e realizou recitais de música brasileira em diversas cidades norte-americanas. Em 1996 venceu o II Prêmio Paraíba de Música e foi considerado o melhor intérprete de música Brasilia, o que lhe valeu o prêmio “Ibirapitanga”.

Rucker Bezerra é regularmente convidado a participar de festivais como intérprete ou professor. Como solista, já atuou com regentes como Eleazar de Carvalho, Elena Herrera, Per Brevig, Antônio Del Claro, Lutero Rodrigues, Ernst Mahle, Carlos Veiga, Helder Tretzfiger, Osman Gioia, Paolo Bellomia, dentre outros.

Na Música de Câmara, Rucker Bezerra vem se destacando no cenário nacional como fundador do Quinteto Uirapuru. O quinteto se apresenta regularmente pelo país e no ano de 2005, o Cd Sivuca & Uirapuru recebeu 4 indicações para o prêmio Tim de música, saindo vencedor na categoria melhor arranjo. Em 2004, o Quinteto Uirapuru e a Sem Censura Cia de Dança estreou o espetáculo LUZ, um ballet com música composta por Rucker Bezerra e coreografia de Evana Arruda. O espetáculo, durante 3 anos foi sucesso de crítica e de público em apresentações por todo Brasil. Atualmente Rucker é professor de violino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e 1o violino do Quinteto Uirapuru.

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE GRADUAÇÂO

A partir de hoje (27/10) até o dia 13/11, estão abertas as inscrições para o processo seletivo para os cursos de Licenciatura e Bacharelado oferecidos pela Escola de Música da UFRN.
O Teste de Habilidade Específica será feito por vídeo, que poderá ser enviado por SEDEX ou pela internet, de forma que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem sair de seus estados de origem.
Mais informações:
Dando prosseguimento à nossa série “Conheça a EMUFRN”, convidamos hoje o internauta a assistir a uma gravação com os Profs. Manoca Barreto (in memoriam), Anderson Pessoa, Mário Lúcio (Primata), juntamente com Eduardo Taufic e Fernando Suassuna:

RECITAL DE VIOLONCELO E PIANO

Sábado, 25, a Escola de Música da UFRN realiza Recital de Violoncelo e Piano com Cristian Brandão e Durval Cesetti. Obras de A. Schnittke, Silvio Ferraz e F.Mignone farão parte da apresentação que acontece às 16h no Auditório Onofre Lopes. Entrada gratuita.

CONHEÇA A EMUFRN VI

Finalizando esta semana, na qual divulgamos diversos vídeos com apresentações de nossos professores e alunos, convidamos o internauta a ouvir um pouco do trabalho dos Profs. Fábio Presgrave, Marcus Varela, João Paulo Araújo, Alexandre Santos e Juliano Ferreira (Jow):

Lembrando novamente que o Edital para ingresso na Graduação foi lançado e que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

PRONATEC abre inscrições para vagas residuais do curso técnico de Monte Alegre

A Escola de Música da UFRN por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC – Bolsa Formação) torna público o edital para preenchimento de vagas residuais do curso de “Técnico em Instrumento Musical” da cidade de Monte Alegre. As vagas  são para as habilitações em Clarinete, Flauta Transversal, Percussão/Bateria/ Saxofone, Trombone, Trompa, Trompete e Tuba/Bombardino.

As inscrições começam às 00h00 desta sexta (24/10) e vai até a próxima quarta (29/10), às 23h59. O processo de inscrição deve ser feito no site www.sigaa.ufrn.br. Os candidatos devem ler o edital e o manual do aluno com as normas e procedimentos.

Acesse:

EDITAL nº 18/2014

Manual do Aluno

ORQUESTRA SINFÔNICA DA UFRN FAZ CONCERTO DE ENCERRAMENTO DA CIENTEC 2014

O show-concerto “Alpendre” rende homenagem a escritores e músicos potiguares.


O encerramento da Semana de Ciência, Técnologia e Cultura (CIENTEC), promete encantar o público da Praça Cívica do Campus da UFRN. O show Alpendre, projeto do SESC, reúne a Orquestra Sinfônica da UFRN (OSUFRN), e os cantores Galvão Filho, Dodora Cardoso e Liz Rosa, em uma homenagem a cultura nordestina. A apresentação é aberta ao público e acontece às 20h.

Ao som da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do RN (OSUFRN), os intérpretes cantam e declamam nomes da música e das letras papa-jerimuns. Alpendre já antecipa o seu cenário pelo nome. Envoltos pela área típica de casas do interior ou litorânea, o alpendre, estão elementos da cultura nordestina que nos remetem às nossas raízes. Os cantores Dodora Cardoso, Galvão Filho e Liz Rosa interpretam nomes como Chico Antonio, Nei Leandro de Castro, Zila Mamede, Jorge Fernandes e Elino Julião, numa grande homenagem às raízes culturais norte-rio-grandenses.

Além de unir uma orquestra à poesia e às músicas produzidas no RN, Alpendre também agrega a dança. Em alusão aos “brincantes”, dançarinos que bailam no ritmo da cultura popular, sete bailarinos se revezam no palco. “Proporcionar mais um projeto de valorização da cultura potiguar de forma gratuita à população é uma alegria para nós, que fazemos o Sesc RN. O Parcerias representa algumas das diretrizes da instituição, como a de fomentar o talento local e a de oferecer apresentações culturais de qualidade”, frisa a diretora regional do Sesc, Jeane Amaral.

Saiba mais: http://sescrn.com.br/noticias.php?n=79454

CONHEÇA A EMUFRN V

Hoje, apresentamos nos links abaixo peças interpretadas por mais três professores e um grupo permanente da EMUFRN.

Rogério Lourenço (Tutti):

Elke Riedel e Durval Cesetti:

Lembrando novamente que o Edital para ingresso na Graduação foi lançado e que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

CONHEÇA A EMUFRN IV

Como parte de nossa campanha de divulgação da excelente produção artística da EMUFRN, apresentamos abaixo vídeos de três grupos permanentes denossainstituição.

JERIMUM JAZZ:

http://youtu.be/aGeo5ULcw1I

PERCUMPÁ:

http://youtu.be/qnJVXEcVFOU

ORQUESTRA POTIGUAR DE CLARINETES:

Lembramos novamente que o Edital para ingresso nos cursos de Graduação da EMUFRN foi lançado e o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674

CONHEÇA A EMUFRN III

Durante toda esta semana, estamos divulgando o trabalho realizado na EMUFRN, em antecipação ao processo seletivo para ingresso na Graduação, cujas inscrições iniciam-se no dia 27 de outubro.

Hoje, veja em ação os professores André Muniz (com a OSUFRN), Gilvando Pereira (Azeitona) e Cléber Campos:


http://youtu.be/1DMib9QGt_8

http://youtu.be/nGzs873U5Co

http://youtu.be/1aHEEdxsmek

Lembrando que o Teste de Habilidade Específica será feito por meio de vídeo, de modo que músicos de todo o país podem concorrer a uma vaga sem precisar deixar seus estados de origem.

Mais informações sobre o Edital:

http://www.musica.ufrn.br/em/?p=6674