MÚSICA E CULTURA MEXICANA

Promovido pela Embaixada do México e com apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Norte,  a Escola da Música da UFRN (EMUFRN), recebe para apresentação musical o grupo mexicano Mariachi Juvenil Tecalitlán.

1Em todo o mundo, Mariachi é simbolo da música e da cultura mexicana, de tal modo, que no ano de 2011 foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Herdeiros de grande tradição musical e com a firme ideia de tornar-se um dos grupos de mariachis de maior prestígio do México e do mundo, em 1985 nasce o Mariachi Juvenil Tecalitlán, considerado atualmente um dos melhores grupos musicais, intérprete da música mexicana.

O grupo tem por fundadores os músicos, Marco Antônio e Fernando de Santiago. Entre os prêmios mais importantes que têm recebido, destacam-se o “Disco de Prata” e a “Lira de Ouro”.

Mariachi Juvenil Tecalitlán tem acompanhado artistas de nível internacional e, ao longo de 21 anos de carreira gravou quatro discos, além de ter realizado concertos por diversos países como, Argentina, Paraguai, Espanha e França, dentre outros.

Apoiam essa importante parceria internacional a Secretaria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da UFRN (SRI), o Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC) , o Instituto Ágora (UFRN), O Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES) e a Escola de Música da UFRN.

Apresentações do grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán no Rio Grande do Norte

Data: Terça-feira (01/09/2015)

Local: Auditório do CERES (Currais Novos/RN)

Hora: 17h

Data: Quarta-feira (02/09/2015)

Local: Auditório Onofre Lopes (Escola de Música)

Hora: 20h

Data: Quarta-feira (03/09/2015)

Local: Centro de Convivência (UFRN)

Hora: 11h30min

Entrada Franca.

Continue reading

OFICINA DE INICIAÇÃO ÀS MÚSICAS DO “MARIACHI”

Cart_Ofi_Mariachi_DivulEntre os dias 03 e 05 de setembro será realizada uma oficina prática, com o objetivo de iniciar interessados nesse importante gênero musical mexicano, ministrada pelos componentes do grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán.

Serão ofertadas 50 vagas, nas seguintes modalidades: trompete, violão, canto, contrabaixo e violino.

As inscrições serão realizadas na Secretária de Extensão da EMUFRN. Para participar é necessário que o interessado possua dominío do instrumento (violino, contrabaixo, trompete e violão) e/ou canto, conhecimento em solfejo e harmonia, além de possuir o instrumento.

O curso é gratuíto e os participantes receberão material didático (CD, DVD e partituras).

Continue reading

MINICURSO MÚSICA PARA BOOMWHACKERS

CARTAZ - boomwhackersA EMUFRN promove minicurso de música para Boomwhackers – O instrumento e suas aplicabilidades, abordagens e repertório. As aulas serão no dia 06/10 (19h às 22h), dia 08/10 (19h às 22h) e dia 10/10 (09h às 22h e 14h às 17h). Os encontros serão na Escola de Música da UFRN e terá como ministrante Uirá Kuhlmann. As inscrições estão sendo feitas na Secretaria de Extensão da EMUFRN.

Continue reading

EDITAL – Inscrições para Seleção ao Curso de Especialização em Ensino de Música na Educação básica.

O Programa de Pós-Graduação em Música – PPGMUS da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, torna pública a abertura de inscrições para o processo de seleção de candidatos ao Curso de Especialização em Ensino de Música na Educação Básica por meio deste Edital, para ingresso em setembro de 2015.

INSCRIÇÕES PRORROGADAS ATÉ O DIA 14/09/2015

Seleção: Será dia 17/09/2015  às 19:00 horas no mini Auditório Oriano de Almeida
Resultado: 21/09/2015
Inicio das aulas:  28/09/2015

Edital 2015 Especializaçao em Ensino de Musica

Continue reading