Navegação
  •  

Pós-Graduação

Pós-Graduação

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGMUS/UFRN) tem como objetivo formar professores de música para o ensino superior, bem como intérpretes e compositores com capacidade para o desenvolvimento da pesquisa científica e reflexão crítica, considerando os processos e as dimensões da produção artística e da formação musical contemporâneos.

O Programa foi aprovado pela Resolução No 069/2012-CONSEPE, de 05 de junho de 2012 e oferece curso em nível de mestrado (acadêmico) atuando em duas linhas de pesquisa. Na linha de pesquisa “Processos e dimensões da formação em Música” temos professores que atuam na orientação e pesquisa sobre a formação em música, tanto na perspectiva de formação do aluno, quanto da formação do professor. Poderão ser aceitos nesta linha estudos da formação musical em diversos contextos e dimensões, contemplando práticas e saberes relacionados ao ensino e aprendizagem da música na atualidade.
Na linha de pesquisa “Processos e dimensões da produção artística”, temos professores atuantes na pesquisa e performance do Piano, Violoncelo, Regência, além de Composição Musical, Percussão e Música de Câmara. Para esta linha podem ser submetidos projetos de pesquisa que visem estudos do fazer musical com ênfase na produção artística dos séculos XX e XXI, contemplando aspectos relacionados à criação musical, à técnica e à formação do intérprete. Portanto, constitui uma linha que pode atender a projetos de pesquisa variados sobre produção artística em música, sobretudo no que concerne aos campos de atuação apresentados.
Quanto à estrutura física, a Escola de Música da UFRN, onde funciona o Programa, tem espaço amplo e uma das estruturas físicas mais bem equipadas entre as universidades do Nordeste com estúdio de gravação, salas, auditórios e laboratórios equipados, climatizados e preparados acusticamente.

www.posgraduacao.ufrn.br/ppgmus