[RETIFICADO] Escola de Música da UFRN divulga 6 cursos gratuitos de instrumentos para 2020

A Escola de Música da UFRN divulga os primeiros cursos de extensão que serão ministrados no semestre letivo 2020.1. As inscrições estarão disponíveis somente a partir do dia 17 de fevereiro. Ao todo serão oferecidas 47 vagas para os instrumentos Clarinete, Saxofone, Fagote, Trompete, Flauta Doce e Baixo Acústico. Os cursos são destinados a crianças, jovens e adultos (é preciso estar atento aos pré-requisitos). A inscrição deve ser realizada via Sigaa. Abaixo disponibilizamos um passo a passo sobre como se cadastrar no Sigaa e realizar a sua inscrição.

 

PASSO A PASSO PARA INSCRIÇÃO VIA SIGAA

1 - Entre no site www.sigaa.ufrn.br;

2 - Na coluna da esquerda, clique em extensão;

3 - No painel do meio, você vai clicar em “acesso à área de inscritos em cursos e eventos”;

4 - Se for a sua primeira vez na página, clique em ainda não possuo cadastro e preencha os seus dados;

5 - Uma vez cadastrado, preencha o seu login e senha;

6 - Essa é a sua página. Na coluna esquerda, clique em “cursos e eventos abertos”

7 - Os cursos e eventos abertos vão aparecer em uma lista, você pode filtrá-la para ver apenas os cursos de 2020;

8 - Escolha o curso e inscreva-se clicando na seta verde.

 

ATENÇÃO: Os cursos só aparecem na lista a partir do dia 17/02.

 

Introdução ao Clarinete para crianças (Nível I)

Este curso visa oferecer noções básicas para crianças que tiveram pouco ou nenhum com o clarinete. As aulas serão semanais em grupo de 5 alunos e terão a duração de 60 minutos.

Inscrições: 17/02 a 28/02 (SIGAA)

Entrevista com candidatos: 02/03

Vagas: 15

GRATUITO

Curso de Saxofone

O principal objetivo do curso é desenvolver o ensino e aprendizagem em nível básico de conceitos e técnicas fundamentais à prática instrumental. As turmas serão organizadas em níveis, de acordo com a faixa etária dos alunos.Turma I: de 8 a 14 anos. Turma II: a partir de 18 anos.

Inscrições: 17/02 a 28/02 (SIGAA)

Resultado: 02/03

Início das aulas: 04/03

Vagas: 6 (3 infanto-juvenil e 3 adultos)

Turno: Manhã

GRATUITO

Curso de Introdução ao fagote

O de curso de introdução ao fagote tem o objetivo de desenvolver o ensino de conceitos e técnicas fundamentais à prática do fagote, instrumento musical da família das madeiras. O curso será oferecido de forma gratuita, com aulas semanais e duração de dois semestres.

Inscrições: 17/02 a 28/02 (SIGAA)

Resultado: 02/03

Início das aulas: 07/03

Vagas: 8 (infanto-juvenil e adulto)

Turno: Manhã (8h às 10h)

GRATUITO

Curso de trompete

O curso visa oferecer oportunidades de aprendizagem dos fundamentos técnicos e musicais básicos do instrumento trompete, e tem como público alvo jovens trompetistas entre 8 e 12 anos de idade, oriundos de projetos sociais, bandas marciais ou qualquer outra instituição que possua um grupo musical com atividades regulares. A participação em grupo musical com atividade regular é pré requisito para a realização da inscrição.

Inscrições: 17/02 a 28/02 (SIGAA)

Vagas: 4

GRATUITO

Introdução à flauta doce

O Curso “Introdução à flauta doce – pedagogia e metodologia” tem por objetivo desenvolver a técnica elementar da flauta doce soprano visando à formação integral do professor que utiliza a flauta doce como instrumento musicalizador, já que muitos discentes assumem essa função em diversos projetos de extensão e/ou sociais durante sua formação acadêmica. O curso é direcionado a discentes que trabalham com a flauta doce nos projetos de extensão da UFRN (Ciart, Esperança Viva, PIBID etc.) e ex-alunos que utilizam a flauta doce em projetos sociais na comunidade.

Inscrições: 17/02 a 28/02 (SIGAA)

Início das aulas: 03/02

Período das aulas: entre 3 de março a 07 de julho de 2020

Vagas: 6

GRATUITO

Introdução à Técnica do Contrabaixo Acústico: Módulos I e II

O contrabaixo acústico é um dos instrumentos que mais se popularizaram nas últimas décadas, sua inserção, que a princípio estava presente na música tradicional erudita, passou a acontecer também na música popular. Esse fato trouxe alguns fatores novos, como o desenvolvimento das tecnologias para o instrumento (captadores, amplificadores, tipos de cordas, diversos métodos disponíveis, físicos ou digitalizados), otimizando cada vez mais o seu uso. Por conta disso, busca-se inserir elementos relacionados ao repertório tradicional erudito, como também elementos da música popular, como parte inseparável do aprendizado do instrumento.

Inscrições: 17/02 a 28/02 (SIGAA)

Vagas: 8

GRATUITO